rmc.abr
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
Região Metropolitana de Campinas
  • Abrasel RMC
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Fale Conosco

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel RMC
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

O Quilo é Nosso valoriza modelo de negócio genuinamente brasileiro; saiba como participar

  • PUBLICADO EM: 03/05/2024
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Concurso para escolher melhor restaurante a quilo do Brasil já está com as inscrições abertas

Comida a quilo foi criada em meados da década de 80, na cidade de Belo Horizonte, e se popularizaram por todo o país. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

As inscrições para a 8ª edição do concurso que elege o melhor restaurante a quilo do país já estão abertas. Em parceria com o Mundo Mesa, a Abrasel realiza entre os dias 17 e 27 de setembro O Quilo é Nosso. Os interessados em inscreverem seus estabelecimentos devem preencher o formulário no site oficial do evento até o dia 21 de junho.

Com o tema “É comer, gostar e votar”, o concurso tem o patrocínio nacional da Caixa, Coca-Cola Brasil, da Friboi, do Picpay, da Pluxee e da Seara.

Legado nacional

O Quilo é Nosso foi criado em 2017 com o intuito de valorizar um modelo de negócio 100% brasileiro. Em meados da década de 80, o mineiro Fred Mata Machado criou o restaurante Isto e Aquilo, primeiro restaurante a quilo do mundo.

Hoje, quase quatro décadas depois, é o sobrinho Fabiano Machado quem segue os passos da família na administração do estabelecimento e busca manter o legado do tio, falecido em 2021. “Estamos tentando recontar essa história da criação do restaurante a quilo. Temos muito orgulho de fazer parte da cultura gastronômica do brasileiro”, diz.

Ao relembrar a trajetória do estabelecimento, o empreendedor afirma ser um grande desafio manter o restaurante em funcionamento por tanto tempo. “É uma vitória muito grande. Nós já passamos por altos e baixos econômicos, tivemos que lidar com diversas crises e desafios, como a pandemia. O Isto e Aquilo é uma empresa familiar que se dedica muito, sem abrir mão da qualidade, do relacionamento com o cliente. Nós tratamos tudo aqui com muito carinho”, pontua Fabiano.

“Nossa maior dificuldade atualmente é com a mão de obra, estamos enfrentando uma alta rotatividade de colaboradores. Em relação à comida, é necessário saber gerir bem seus insumos para sempre apresentar receitas bonitas e saborosas. Nos restaurantes a quilo, tem que se saber o equilíbrio para não faltar e não desperdiçar”, completa Fabiano.

Sobre o concurso

Para além de valorizar o modelo de negócio a quilo, o O Quilo é Nosso tem a intenção de impulsionar os empreendimentos do ramo. Cada vez mais tradicional no calendário dos restaurantes e dos consumidores, o concurso é uma oportunidade para os empresários divulgarem seus estabelecimentos, enquanto os clientes aproveitam as receitas criadas especialmente para a disputa.

A competição pelo título de melhor restaurante a quilo do Brasil é dividia em três etapas classificatórias. São elas:

Etapa regional: os estabelecimentos inscritos serão avaliados pelo público e por um júri técnico local que selecionará os melhores restaurantes a quilo de cada região. Serão avaliados, além do prato criado especialmente para o concurso, outros critérios como atendimento e higiene do local, por exemplo.

Etapa estadual: os vencedores de cada região avançarão para a etapa estadual, e serão avaliados por um júri-técnico especializado, que escolherá os melhores de cada estado que irão participar da final nacional do concurso.

Grande final: os restaurantes escolhidos na etapa estadual competirão na grande final nacional, e serão premiados durante o evento Mesa São Paulo, um júri composto por chefs e especialistas em gastronomia elegerá o Melhor Restaurante a Quilo do Brasil.

Para participar do 8º O Quilo é Nosso, os donos de restaurantes a quilo podem realizar suas inscrições entrando em contato com a Abrasel da sua região ou pelo site oficial do concurso.

Serviço:
O Quilo é Nosso
Data: 17 a 27 de setembro
Realização: Abrasel
Parceria: Mundo Mesa
Informações e inscrições: www.oquiloenosso.com.br
Patrocínio nacional: Caixa, Coca-Cola Brasil, Friboi, PicPay, Pluxee e Seara.

Notícias Relacionadas

4 em cada 10 empresários do setor já enfrentaram problemas de segurança

Festival Brasil Sabor celebra a diversidade da culinária brasileira; saiba como participar

Com a “Semana dos Namorados”, setor aposta na data mais lucrativa do ano

7 motivos para participar do Fórum B&R, evento focado na produtividade do setor

Comentários

Últimas Notícias

4 em cada 10 empresários do setor já enfrentaram problemas de segurança

Festival Brasil Sabor celebra a diversidade da culinária brasileira; saiba como participar

Com a “Semana dos Namorados”, setor aposta na data mais lucrativa do ano

7 motivos para participar do Fórum B&R, evento focado na produtividade do setor

Após início de ano marcado por quedas, volume de serviços no setor apresenta crescimento

Pela primeira vez, Brasil Sabor terá participação de negócios localizados em favelas

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel RMC
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Fale Conosco

Endereço

Rua Oriente, 55, Cháraca da Barra, Sala 1409
Campinas/SP
CEP: 13090-740


Contato

E-mail: abraselrmc@abrasel.com.br
Telefone: (19) 3251-8969
WhatsApp: (19) 9-9992-1654

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados