rmc.abr

Proposta permite que restaurantes, bares, famílias e desempregados usem pequena estrutura para produzir e vender seis tipos de lanches de casa pelo Delivery

Muitos empreendedores aproveitam as crises para desenvolver novos negócios. Á frente da Lanchão Hamburgueres & Cia – fundada há 30 anos e mais de 40 lojas em diversos estados no modelo de franquia - o empresário Roger Antonio Domingues á viveu várias experiências iguais ao atual momento. Mas enxergou na pandemia desencadeada pela Covid-19 uma oportunidade para ajudar quem está empregado, mas precisa complementar sua renda, quem perdeu o trabalho com a onda de mais de 1,1 milhão de demitidos desde o inicio do ano e negócios já estabelecidos que pretendem vender pela internet com uma nova marca.

Em poucas semanas da atual crise, Roger Domingues desenvolveu o Lanchão em Casa, um modelo de negócios que exige baixo investimento – R$ 5 mil inicial -, uma estrutura enxuta na própria casa, cardápio reduzido de produtos e vendas através de aplicativo, usando uma marca de 30 anos consolidada e sólida no mercado de alimentação fora do lar.

“O Lanchão em Casa tem como foco pessoas que nunca tiveram experiência com o negócio de lanches e precisam começar algo do zero e bares e restaurantes que pensam em retomar seus negócios após a pandemia com uma segunda ou terceira marca voltada apenas para o e-commerce”, explica o empresário.

Toda a estrutura e forma de operação foram pensadas em simplificar a vida do empreendedor que está iniciando e da empresa. Em ambos os casos, é preciso somente ter uma cozinha, um forno microondas, panelas, liquidificador, uma chapa, facas e algumas peças de cozinha e um computador com internet.

Segundo Roger Domingues, dentro do investimento inicial de R$ 5 mil, R$ 1 mil é destinado ao pagamento do uso da marca Lanchão. Os outros R$ 4 mil são revertidos em matérias-primas para o inicio das operações e um estoque inicial. Outra vantagem do sistema é a parceria que a rede mantém com p aplicativo de entrega iFood, com uma taxa diferenciada do mercado, de 12% para 8% mensal. “Isso representa uma economia de 4% no final do mês, volume suficiente que já paga o uso da marca”, explica o executivo do Lanchão.

No modelo Lanchão em casa, o cardápio será mais enxuto, para evitar estoques elevados. Serão disponibilizados os principais lanches da rede, como tipos de cachorro quente e hambúrgueres, além de refrigerantes.

“Além de usar nossa marca, o parceiro receberá da rede treinamento constante, manuais de qualidade, receitas, todo o know how da marca, padronizações e os segredos que a rede desenvolveu ao longo de três décadas no mercado e a transformaram em uma das marcas preferidas dos consumidores onde hoje estamos presentes”, explica Rodrigues.

No caso de empresas já estabelecidas, a proposta do Lanchão em casa é que os bares e restaurantes utilizem o espaço ocioso para criar novos públicos e elevar as vendas com uma nova marca, mesmo que ofereça um prato totalmente diferente do seu segmento. “Esta é uma tendência que está ganhando força no Brasil e tem atraído o interesse de restaurantes consagrados de São Paulo, após o crescimento das vendas por delivery”, lembra o sócio da Rede Lanchão.

VENDAS E RETORNO

O plano de negócios da rede prevê que o parceiro que utilizar a marca poderá ter um retorno mínimo mensal de R$ 2 mil. Para dar um exemplo prático, Roger Rodrigues tomou como base o ticket médio de uma loja, de R$ 50,00. “Se ela vender 20 lanches por dia, terá R$ 1 mil de faturamento diário. Multiplique isso por vinte dias no mês e chegaremos a um faturamento mensal de R$ 20 mil. Com um lucro de 20%, a pessoa consegue incrementar R$ 4 mil por mês à sua renda”, explica Roger Domningues.

Ele lembra que pegou por base um número baixo. “Com uma marca forte e bem posicionada no ranking de busca do iFood como somos, entre os dez primeiros, este ganho pode ser muito maior”, afirma. “Atualmente, 60% das vendas acontecem nas lojas melhores posicionadas, segundo o próprio aplicativo”

Sobre o Lanchão Hamburgueres & Cia

O Lanchão Hamburgueres & Cia é a sexta maior rede de hamburguerias do País em volume de vendas e conta com 40 lojas em oito estados brasileiros. Criado em 1989 em Campinas, no interior de São Paulo, vem expandindo sua atuação nacionalmente desde 2006 por meio do sistema de franquias e tem na alta qualidade dos ingredientes utilizados, no vasto cardápio e no atendimento eficiente seus principais diferenciais.

Membro da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a Rede Lanchão foi reconhecida em 2013 com o Selo de Excelência em Franchising - que premia as franqueadoras que alcançam alto desempenho e satisfação de seus parceiros de negócios - e há anos figura entre as melhores franquias do Brasil nos principais rankings do setor.

O Lanchão Hamburgueres & Cia oferece diversos modelos de negócios, como O Lanchão em Casa, com uso do nome - R$ 5 mil inicial - e de franquias, com investimento inicial a partir de R$ 130 mil e retorno entre 18 e 36 meses. Além disso, a franqueadora oferece todo o suporte necessário durante a implementação e o desenvolvimento da loja, auxiliando o franqueado, por exemplo, na seleção do melhor ponto, elaboração do projeto arquitetônico, no treinamento dos colaboradores e na gestão do negócio.

Comentários