rmc.abr

Variação apontada pelos empresários chega a 180%

Campinas, 12 de agosto de 2021 - A exemplo do Dia dos Namorados, quando o setor registrou aumento de até 80% no faturamento, o Dia dos Pais também foi “muito bom” para os restaurantes da área de atuação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) regional Campinas, que abrange boa parte do Interior do Estado e Litoral. O balanço da entidade aponta um aumento médio de até 110% no volume de faturamento neste ano, quando comparado à mesma data do ano passado, quando as vendas ficaram restritas ao delivery.

Segundo o levantamento realizado pena entidade junto aos estabelecimentos associados, o faturamento no último domingo apresentou uma variação de 80% a 110%, dependendo do tamanho e capacidade de atendimento de cada estabelecimento. O volume leva em conta as vendas presenciais – com 80% da capacidade – e delivery, que representou até 40%.

“No geral, o movimento foi muito bom, superando em vários casos nossa expectativa, que era de 100% de crescimento”, explica Matheus Mason, presidente regional da Abrasel. “Em 2020 foi um ano muito difícil, com forte queda no faturamento, e agora, nos restaurantes mais focados em convívio social, houve crescimento pré-pandemia.”

O sentimento da Abrasel é compartilhado pelos empresários do setor. Sergio de Simone, proprietário do Rancho Colonial Grill diz que tanto o movimento como o faturamento foram muito bons, mesmo com a limitação. “O faturamento deste ano foi 10% maior quando comparamos a 2019, ano da pré-pandemia”, afirma.

A Cachorro Magro Rotisseria, inaugurada no primeiro semestre deste ano, registrou um aumento de 30% em vendas quando comparado a um domingo normal.

Também tiveram casos em que a média da Abrasel foi superada. O movimento alto também foi registrado pelos restaurantes Bellini e Kindai do Vitória Hotel, em Campinas. Na comparação com 2020, quando operavam somente por delivery, as vendas foram 180% superiores. Já no comparativo a um final de semana normal, o aumento registrado foi de 140%

Fernanda Barreira, Gerente de Marketing do Restaurante Vila Paraíso, lembra que em 2020, a queda de faturamento de mais de 80%. Mesmo com 40 mesas a menos, para atender o limite de capacidade, o faturamento superou 100%.

Assessoria de Comunicação Abrasel Campinas - Comunicação Estratégica Campinas

Comentários