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Cresce a adesão ao WhatsApp como canal de vendas em bares e restaurantes

  • PUBLICADO EM: 15/10/2024
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Ferramenta digital avança no setor, oferecendo boas oportunidades e resultados para os estabelecimentos

Recurso tem se tornado cada vez mais popular como uma plataforma que conecta clientes e estabelecimentos e facilita vendas. Foto: Midjourney

O WhatsApp se tornou uma ferramenta fundamental nas vendas para bares e restaurantes, como mostra uma pesquisa da Abrasel realizada em setembro. Segundo o levantamento, 63% dos estabelecimentos já utilizam o aplicativo para vender, mostrando que a praticidade e a proximidade com o cliente têm feito a diferença no setor.

Enquanto 47% dos entrevistados preferem os aplicativos de entrega, como iFood e Rappi, para realizar suas vendas, outros 32% apontam o WhatsApp como sua principal ferramenta de delivery. “Além da praticidade que oferece, o uso do WhatsApp permite aos estabelecimentos uma interação personalizada e ágil, o que fortalece o relacionamento com os clientes”, afirma Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

No quesito de satisfação, 53,5% dos empresários relatam que raramente recebem reclamações de clientes sobre a utilização do WhatsApp para realizar compras, enquanto 14,2% afirmam que nunca houve reclamação. Por outro lado, 4% consideram as queixas frequentes. Esses números mostram que, embora a ferramenta seja prática, ainda há espaço para melhorias.

Quando se trata de dificuldades enfrentadas pelos clientes, 34,4% dos empresários acreditam que a experiência de compra pelo WhatsApp é moderadamente difícil, enquanto 34,3% a classificam como fácil e 13,6% como muito fácil. Apenas 6,9% dos empresários consideram que os clientes enfrentam dificuldades significativas ao comprar pelo aplicativo.

Outro ponto de destaque é a operação do WhatsApp com a integração de bots de Inteligência Artificial (IA). A maioria dos estabelecimentos (65,6%) ainda utiliza o WhatsApp operado por pessoas, enquanto 14% já contam com bots para automatizar o atendimento.

Quando surge um problema, 86,6% dos empresários optam por direcionar o cliente para um atendente humano, destacando a importância de manter o atendimento personalizado.

Parceria entre Abrasel e Blip visa aprimorar atendimento via WhatsApp

Com o crescimento da utilização do WhatsApp como ferramenta de vendas e atendimento no setor de bares e restaurantes, a Abrasel deu um passo estratégico ao firmar uma parceria com a Blip, empresa especializada em comunicação automatizada.

A colaboração entre as duas entidades busca modernizar e otimizar os processos de pedidos e entregas, por meio da integração do WhatsApp ao padrão Open Delivery. Esse sistema reúne, em uma única plataforma, dados de diferentes softwares de entrega, permitindo uma gestão mais eficiente para os estabelecimentos.

Roberto Oliveira, cofundador e CEO da Blip, celebra a parceria como uma oportunidade de expandir a digitalização no setor. “Somos o país do WhatsApp para além das conversas com familiares e amigos. O app se tornou uma ferramenta essencial de comunicação, em especial quando falamos do setor de varejo e atendimento ao cliente".

"Estamos muito entusiasmados com nossa parceria com a Abrasel, integrando o WhatsApp ao padrão Open Delivery. Isso permitirá uma maior padronização do mercado, além de levar tecnologia de primeiro mundo para estabelecimentos de todos os portes", afirma Oliveira.

A nova integração não apenas agiliza os processos de vendas, como também oferece personalização no atendimento, algo cada vez mais valorizado pelos empresários.

“Nosso objetivo é proporcionar uma solução prática e acessível para bares e restaurantes, otimizando o atendimento e reduzindo custos. Essa tecnologia permitirá que os estabelecimentos ampliem suas vendas de forma direta, sem depender exclusivamente das grandes plataformas de delivery", afirma Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.

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