rmc.abr

Campinas, 30 de março de 2021 - Em busca de ajuda para o setor de alimentação fora do lar, membros do Conselho da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Campinas e Região estiveram reunidos com o prefeito de Campinas Dário Saadi e o presidente da Câmara Municipal, vereador José Carlos de Oliveira. Na audiência realizada no Paço Municipal, foi discutido um pacote de ajuda para bares e restaurantes enfrentar a crise, tendo como temas centrais o auxílio da Sanasa e a liberação do sistema de atendimento por take away.

Na audiência, costurada pelo presidente do Legislativo, o presidente da Abrasel em Campinas e Região, Matheus Mason, ponderou as dificuldades do setor na pandemia, com o agravamento das dificuldades e dos bares manterem as portas abertas sem receita, além da preocupação com o aumento do desemprego. A maioria dos bares e restaurantes está trabalhando com uma equipe mínima e os trabalhadores colocados em férias ou de folga estão recebendo até 50% do salário, com risco de demissão em massa por falta de ajuda dos governos.

Além de reafirmar a necessidade de isenção da conta de água para os estabelecimentos por um período de doze meses, suficiente para pagar até duas folhas salariais, também foi solicitada a possibilidade de retorno da retirada rápida até às 20h, como é permitido no drive thru.

A justificativa da Abrasel em Campinas e Região é de que o sistema de retirada beneficia especialmente os micro e pequenos estabelecimentos que não contam com o delivery. “Estas bares e restaurantes não têm como trabalhar com entrega, pois a maioria não tem condições de arcar com uma taxa de até 26% para os aplicativos, contratar motoboys, sem falar da falta de infraestrutura mínima para sua implantação e operacionalização”.

Uma nova reunião entre os chefes do Executivo, Legislativo e da Abrasel deverá acontecer nos próximos dias, já com propostas concretas para um avanço emergencial das propostas. Mason classificou a reunião como “bastante positiva” e espera que um pacote com os pleitos do setor seja anunciado em breve pela Prefeitura de Campinas.

(Assessoria de Imprensa Abrasel em Campinas e Região - Comunicação Estratégica Campinas)

Comentários