As festas de final de ano - eventos corporativos e confraternizações - devem trazer um grande impulso para os restaurantes e bares da região de Campinas nos dois últimos dois meses do ano. Levantamento realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Metropolitana de Campinas (Abrasel RMC) junto a cerca de 300 estabelecimentos associados aponta para uma alta de 35% no movimento na comparação com os meses normais. O crescimento esperado para 2019 é maior em relação ao mesmo período do ano passado.
A estabilidade e recuperação gradual da economia neste ano, ao contrário de 2018, já começam a ser sentida pelos restaurantes e bares que trabalham com eventos. A movimentação por reservas nos estabelecimentos, tanto por parte de empresas (corporativos) como de grupos, começou em outubro e deve se intensificar em novembro e dezembro.
Para Matheus Mason, presidente da Abrasel RMC, as expectativas são muito melhores aos últimos quatro anos, quando o País esteve mergulhado na crise e o cliente evitou gastos com festas fora de casa, restringindo até as tradicionais confraternizações. “Na média, os empresários estimam um aumento de 35% na movimentação e faturamento neste ano sobre o ano passado. Em termos de aumento real, isso significa um crescimento de cinco pontos percentuais sobre os 30% do ano passado”.
De acordo com Mason, existem casos em que o aumento previsto deve ser superado. “Em alguns estabelecimentos o crescimento de público e faturamento nesta época chega a 100%”, conta.
O setor de alimentação fora do lar é um dos mais importantes para a economia. Somente na Região Metropolitana de Campinas este segmento conta com cerca de 12 mil estabelecimentos em funcionamento. Ele é um dos maiores geradoras de empregos, com mais de 60 mil postos de trabalhos diretos – e outros milhares de indiretos -, número expressivo e importante para a economia regional, que a exemplo do País, passa por um momento de crise de desemprego.
ASSESSORIA DE UMPRENSA
Comunicação Estratégica Campinas
Marcelo Francisco de Oliveira - marcelo.francisco.oliveira@uol.com.br